Incêndios em carros elétricos são um problema que não tem solução definitiva. Não há muitos carros movidos a bateria que pegam fogo, mas quando as chamas começam, é difícil apagá-las. É preciso muito esforço e tempo e, às vezes, os danos são grandes.
Veja o que aconteceu na Coreia do Sul há alguns dias. Um Mercedes-Benz elétrico pegou fogo espontaneamente. Ele estava estacionado em uma garagem subterrânea de um prédio de apartamentos e, além de danificar seriamente o prédio, destruiu cerca de 140 carros. Após o incidente, as autoridades coreanas realizarão em breve uma reunião de emergência para discutir exatamente a questão da segurança dos carros elétricos.
Um funcionário do governo em Seul disse que a reunião será presidida pelo Vice-Ministro do Meio Ambiente e que o Ministro dos Transportes, o Ministro da Indústria e a liderança nacional do Corpo de Bombeiros também estarão presentes. O objetivo é estabelecer novas regras para tornar os carros elétricos mais seguros e, acima de tudo, ajudar as equipes de resgate a apagar incêndios.
Nos próximos dias, as autoridades coreanas também se reunirão com os fabricantes de automóveis para tomar contramedidas em conjunto. Aparentemente, os primeiros fabricantes a serem convocados serão a Hyundai, a Volkswagen e a Mercedes, que, por sua vez, já disseram que estão prontas para cooperar, mas não entraram em detalhes.
Também seria exigida a divulgação dos nomes dos fabricantes das baterias usadas pelos fabricantes em seus carros elétricos. No entanto, é de se perguntar qual seria a utilidade dessa informação diante do fato de que elas podem pegar fogo. Moon Hak-hoon, professor de engenharia automotiva da Universidade de Osan, também explicou à Reuters que ter o nome do fabricante da bateria é quase inútil. Para ajudar a combater incêndios, seria muito mais útil ter uma certificação específica fornecida por cada marca de bateria.
O governo coreano, em resumo, está tateando no escuro. Pelo menos por enquanto. Mas, pelo menos, está reagindo prontamente a um episódio que abalou a opinião pública e minou a confiança de muitos motoristas no carro elétrico.
A brigada de incêndio analisa como o fogo se desenvolve em uma bateria de carro elétrico
O fato é que faltam indicações precisas. Não apenas na Coreia. Nos EUA e na Europa, as autoridades ainda estão definindo regras para a extinção eficaz de carros elétricos, mas, até o momento, não emitiram nenhum documento oficial sobre o assunto, e até mesmo a International Association of Fire Chiefs (Associação Internacional de Chefes de Bombeiros), uma associação que tem como objetivo atuar como órgão de coordenação e ponto de contato entre os vários corpos de bombeiros do mundo, publicou várias dicas úteis em seu site, mas nada além disso.
No Brasil, a ABVE (Associação Brasileiro do Veículo Elétrico) e os Bombeiros de São Paulo estão trabalhando em conjunto para aprimorar a segurança na recarga de carros elétricos em condomínios. Um simulado de incêndio será realizado para aprimorar os protocolos de segurança e criar novas normas para o setor, antes de dar novos passos.
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