Incêndio em carros elétricos sempre foi um tema de bastante discussão, e pensando nisso uma empresa britânica revelou um novo veículo de resposta rápida para combater incêndios em baterias, hospedando uma nova tecnologia radical de combate a incêndios que promete ser mais eficiente e rápida do que as medidas existentes.

O novo motor de combate a incêndio Hiload da empresa britânica Prospeed carrega um novo e inovador dispositivo de combate a chamas chamado Coldcut Cobra, que usa material abrasivo suspenso em água que é injetado na caixa da bateria de um carro elétrico a 300 bar - mais de 100 vezes a pressão do ar em um pneu típico.

Por conta do lítio, que é muito sensível a altas temperaturas, os incêndios de baterias de veículos elétricos normalmente precisam de milhares de litros de água para resfriar a bateria. No entanto, com este novo sistema de injeção direta, a Agência de Contingências Civis da Suécia mostrou que 240 litros de água são suficientes para impedir a propagação da chama de uma célula de bateria para a outra.

Trata-se de um sistema que foi desenvolvido para evitar a fuga térmica, que ocorre quando a energia contida nas células da bateria é liberada e serve para aumentar a propagação do fogo. Isso é particularmente grave em espaços fechados, como estacionamentos de vários andares, onde a altura do teto é limitada e os carros de bombeiros existentes não podem acessar o local do incêndio.

O veículo da Prospeed Hiload é uma Toyota Hilux estendida em 1,23 metros e equipada com um terceiro eixo motriz, um tanque de água de 1.200 litros e um diferencial de divisão de torque. Usando o sistema Coldcut Cobra, 20% deste tanque de 1.200 litros é usado em um incêndio.

O Hiload está sendo testado atualmente na República Tcheca, onde também está sendo usado em práticas de extração de ocupantes.