Veja os carros elétricos que estarão no Salão de Munique 2021

Evento alemão terá BMW iX3 Facelift, VW ID.5 GTX, Mercedes-Maybach EQS SUV, Microlino e muito mais

IAA Collage IAA Collage

De 7 a 12 de setembro de 2021, acontecerá o primeiro salão do automóvel alemão desde o início da pandemia: o IAA Mobility. O evento anteriormente conhecido internacionalmente como "Salão do Automóvel de Frankfurt" chega a Munique pela primeira vez. Confira na galeria de fotos os carros elétricos que irão marcar presença no IAA 2021.

A Oktoberfest 2021 alemã foi cancelada por conta da pandemia, mas hoje tudo indica que o salão do automóvel deve realmente acontecer. As marcas que farão parte do evento até agora estão apenas parcialmente definidas, mas várias montadoras de automóveis já confirmaram presença e adiantaram as novidades que irão trazer. Esperamos mais carros, além dos citados, que ainda não estão oficialmente confirmados.

Incluímos recentemente o SUV Mercedes-Maybach EQS e agora é oficial que o EQE também será mostrado. Também adicionamos o VW ID.5 GTX e (a título especulativo) a Polestar 3. Continuaremos a atualizar esta galeria de fotos assim que tivermos mais novidades ou quando tivermos certeza de que um modelo cotado para o evento não será exibido.

Várias marcas já anunciaram que não estarão presentes, incluindo a Toyota e a Stellantis - incluindo a marca alemã Opel. A GM provavelmente também não participará. Uma série de marcas de motos elétricas, fabricantes de scooters elétricos e similares estão representados.

Propositalmente, omitimos destaques de carros a combustão (incluindo híbridos plug-in), afinal, o InsideEVs é um site de mobilidade elétrica. 

O Open Space IAA MOBILITY que fica localizado na região central de Munique é gratuito. Mas com o Experience Ticket para acesso total, os visitantes obtêm inúmeras vantagens para si mesmos e toda a família.

Veja os principais benefícios do ingresso pago:

Os preços para o bilhete diário começam em 20 euros (R$ 123) para adultos, no fim-de-semana o valor sobe para 25 euros (R$ 154). Estágios, alunos e aprendizes pagam 10 euros (R$ 62). O bilhete familiar diário é para dois adultos e três crianças (6 a 14 anos) a partir de 49 euros (R$ 302). Você pode encontrar mais informações aqui, incluindo os horários de funcionamento.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Audi Grand Sphere

O destaque da Audi provavelmente será o Grand Sphere, que a marca já confirmou oficialmente. O sedã grande é uma das três "Spheres" que a Audi planeja apresentar em breve. O Grand Sphere é aparentemente um estudo de projeto de um veículo de luxo que poderia um dia suceder o A8 - mas com uma carroceria significativamente diferente.

Mas a Audi quer mostrar o interior, antes de tudo. É claro que se espera que ete enha muita classe, mas, além disso, deve ser possível antecipar como será o interior de um carro dirigindo de forma autônoma no nível 4.

BMW no IAA

É provável que a BMW tenha uma forte presença no IAA - trata-se de uma questão de honra para uma marca de Munique em um salão de automóveis na própria cidade. A marca não quer apenas estar presente no local da exposição (na chamada Cúpula no leste da cidade), mas em toda a cidade.

A Mini montará sua base na Lenbachplatz, a BMW na Max-Joseph-Platz em frente ao magnífico pano de fundo da ópera. Na faixa azul entre o centro da feira e o centro da cidade, o veículo a célula de combustível BMW i Hydrogen Next (baseado no X5) será um dos veículos que podem ser testados como um veículo de transporte. Na BMW Welt perto do Parque Olímpico, os visitantes podem se maravilhar com a gama de modelos atuais da BMW e visitar uma nova exposição sobre os temas mobilidade elétrica, sustentabilidade e economia circular no Museu BMW ao lado.

Ainda se especula se a BMW mostrará surpresas como o BMW iX1 ou o novo Série 7 elétrico (i7), além dos modelos anunciados. 

BMW CE 04 - scooter elétrico

A BMW Motorrad estará representada no IAA com o novo CE 04, que foi apresentado no início de julho. O scooter elétrico estiloso e um pouco futurista promete uma velocidade máxima de 120 km/h e um alcance de 130 quilômetros.

A lista de itens de série inclui uma tela de 10,25' polegadas com navegação e conectividade integradas no mapa. Farol e lanterna em também são de série, e luzes laterais adaptáveis são opcionais. 

BMW i4

Entre os modelos confirmados no IAA está o sedã elétrico i4. Os destaques do carro de quatro portas baseado no novo Gran Coupé da série 4 incluem seu incrível alcance de até 590 quilômetros de acordo com a norma WLTP.

O sedã elétrico provavelmente será exibido no centro de exposições, onde os visitantes poderão ver o carro ao vivo pela primeira vez - e provavelmente até sentar-se nele. O BMW i4 estará no mercado em novembro de 2021.

BMW iX

O recém-apresentado SUV elétrico da BMW também poderá ser visto no salão. Assim como o i4, o iX será lançado em novembro. Embora o SUV tenha o formato do X5 (embora com menos altura), afirma-se que ele é baseado em uma nova plataforma elétrica.

Aqui também, a BMW surpreende com um longo alcance de até 630 quilômetros. Provavelmente mais dados serão revelados no evento sobre a já anunciada versão superior M50, da qual apenas a potência máxima de 440 kW (598 cv) é conhecida até agora. 

Dacia no IAA

A Dacia se apresentará em um estande na Königsplatz de Munique. A praça neo-clássica, onde Hitler já realizou grandes marchas com milhares de soldados e pessoas fardadas, tornou-se agora um lugar popular para os jovens aproveitarem os amplos espaços verdes. O estande provavelmente também apresentará as novas letras da marca em letras bastante angulares.

A Dacia mostrará ali toda a sua gama de modelos, incluindo o novo SUV de sete lugares, que já foi visto como um protótipo. Também será apresentado na área de entrada do salão. O destaque para os fãs de carros elétricos, no entanto, é o novo Dacia Spring, que você poderá com mais detalhes logo adiante.

Dacia Spring 2021 (Kwid elétrico)

O Spring Electric é descrito pela Dacia como o carro elétrico mais barato do mercado, e com um preço base de cerca de 20.000 euros (antes dos subsídios). O 'mini-SUV', que tem apenas 3,73 metros de comprimento, é destinado principalmente ao uso urbano, já que seu alcance é de apenas 230 quilômetros.

15 unidades do Dacia Spring devem estar na chamada "Pista Azul". Os visitantes do IAA não só podem dar uma volta com o piloto da marca, como também conduzir o carro elétrico sozinhos.

Mercedes EQE AMG - flagra

A Mercedes confirmou agora que o novo EQE também será exibido no IAA. A suposição era óbvia, já que o sedã elétrico seria revelado em setembro. Os protótipos já foram vistos em testes e a Mercedes também mostrou uma imagem teaser no final de julho.

Assim como o EQS, o carro é baseado em uma plataforma dedicada a carros elétricos chamada Arquitetura de Veículos Elétricos (EVA). As variantes SUV dos dois recém-chegados também devem ser baseadas nela, mas não são esperadas até 2022. 

Mini Vision Urbanaut

A principal atração da Mini no IAA é o estudo Urbanaut, uma van futurista para a cidade do futuro, que será apresentada fisicamente pela primeira vez no IAA como um modelo de veículo para visitantes no Open Space - provavelmente, portanto, na Lenbachplatz.

A van totalmente elétrica se baseia no uso de materiais sustentáveis no interior. Os visitantes podem se maravilhar com o assento giratório do motorista, o painel retrátil, bem como o volante retrátil e o pára-brisa dobrável.

Reanult 5 Prototype

No dia 7 de setembro, além do Mégane elétrico, o novo Renault R5 Prototype também estará em exposição - e certamente atrairá a atenção. O carro elétrico compacto já foi o destaque absoluto na coletiva de imprensa Renaulution em janeiro de 2021.

Assim como o Mégane elétrico, o conceito também será apresentado no fim de semana (10-12 de setembro). O carro terá um motor elétrico de 100 kW (135 cv). Ainda não se sabe oficialmente quando será lançado no mercado, mas a partir das indicações do fabricante pode-se concluir que não será até o final de 2023. Será seguido por uma versão Alpine de 217 cv. 

Renault Megane

No dia da imprensa (6 de setembro), o foco será o novo Mégane E-Tech Electric. O carro será revelado no estande durante a coletiva de imprensa. Então, pela primeira vez, o crossover será provavelmente visto sem o filme de camuflagem preto, branco e amarelo.

Como o Nissan Ariya, o Mégane elétrico é baseado na plataforma elétrica CMF-EV. Ele é alimentado por um motor elétrico de 160 kW (217 cv). A bateria de 60 kWh fornece um alcance de 450 quilômetros. No entanto, o lançamento no mercado só ocorrerá em março de 2022, portanto, ainda não há preço definido.

Estande Renault

A Renault marcará presença no setor B1 do Salão de Munique. O estande chama-se Renault studiault e pode ser adaptado de forma modular a diferentes formatos de comunicação. Assim, ele permite apresentações de veículos, bem como talk shows.

Entre outras coisas, a marca Mobilize será apresentada no estande (em 8 de setembro). No dia 9 de setembro, a Renault mostrará seus modelos "E-Tech", que também incluem híbridos plug-in. Os destaques da Renault, entretanto, são dois novos modelos que também estão entre os destaques da exposição, conforme detalhamos a seguir.

SUV elétrico Smart

As coisas também estão ficando interessantes para os fãs dos carros compactos da Smart: em julho, o designer da Mercedes Gorden Wagener mostrou uma nova imagem teaser do novo SUV elétrico da marca em sua conta no Instagram. Ele também revelou que o modelo estará em exposição como um conceito no IAA.

O SUV, que afirma-se que terá pouco mais de quatro metros de comprimento, será baseado na plataforma AAE do Grupo Geely, que também deverá produzir o modelo na China. Provavelmente a partir de 2022, o recém-chegado (ainda sem nome) irá competir com Opel Mokka-e, Hyundai Kona Electric e Kia e-Soul. 

Toyota BZ4X - SUV elétrico

Ainda é uma questão de especulação se a Toyota mostrará o bZ4X no IAA. Até o momento, só há renderizações do SUV elétrico. Uma apresentação do carro conceito na feira é possível, mas longe de estar concretizada. A Toyota ainda não está na lista de expositores da IAA - mas você sabe: "Nada é impossível..."

O bZ4X é baseado na nova plataforma e-TNGA da Toyota, que foi desenvolvida exclusivamente para carros elétricos, e foi desenvolvida em conjunto com a Subaru. O carro é o primeiro de sete modelos da série bZ a serem lançados até 2025.

Mercedes EQS

A Mercedes exibirá o EQS no IAA, o mais recente carro elétrico da estrela de três pontas, mas já o conhecemos desde sua estreia em abril. Também já foram revelados os dados de duas versões: EQS 450+ e EQS 580 4Matic.

Uma terceira versão, um "modelo de desempenho" com "até 761 cv", já foi anunciada. E é precisamente esta variante AMG que provavelmente também estará em Munique. Talvez também saberemos nesta ocasião quando o EQS será lançado no mercado. Fala-se em agosto ou no último trimestre de 2021. 

Microlino

A suíça Micro estará na IAA e, segundo rumores, mostrará a versão final do Microlino 2.0 no evento. Em termos de conceito, o veículo leve da classe L7e se inspira claramente sobre o Isetta: O carro é aberto pela dianteira como uma geladeira. Depois é preciso contornar a coluna de direção fixa para sentar no banco do motorista.

No interior, há um volante esportivo e uma tela para o quadro de instrumentos à frente do volante. A propulsão é fornecida por um motor elétrico de ímã permanente (PSM) de 12 kW no eixo traseiro, o que leva o veículo, que tem apenas 2,43 metros de comprimento e pesa cerca de 500 quilos, a uma velocidade máxima de 90 quilômetros por hora. O lançamento no mercado está previsto para setembro, portanto, uma apresentação no IAA faz todo o sentido. Espera-se que os preços comecem em 12.000 euros.

Polestar 3?

A Polestar está na lista oficial de expositores da IAA. A questão é: o que a marca elétrica da Volvo tem a mostrar? Somente os modelos atuais, ou seja, Polestar 1 e Polestar 2? Ou, além disso, o já conhecido estudo Precept? É bem provável.

Mas o verdadeiro sucesso seria se os suecos trouxessem o Polestar 3 ao evento alemão. Além de uma foto do veículo coberto (veja acima), a Polestar só revelou até agora que o carro é baseado em uma nova plataforma elétrica e será produzido nos EUA a partir de 2022. E ainda será apresentado em 2021, o que já havia sido dito há mais de um ano. Mas no Salão de Los Angeles ou em Munique?

NoIAA

Como no último IAA em Frankfurt, os manifestantes contrários ao IAA também marcarão presença em Munique. Os primeiros adesivos já estão espalhados pelos postes da cidade. Os ambientalistas acusam a indústria automobilística de "lavagem verde".

A Linha Azul e os estandes dos fabricantes de automóveis nas praças públicas do centro da cidade provavelmente oferecerão aos manifestantes um palco ideal. Aqui, as ações de protesto não serão acompanhadas apenas pela imprensa e pelos expositores do salão, mas provavelmente também pelos visitantes.

Mercedes-Maybach EQS-SUV

A Mercedes também está mostrando "um veículo conceito na IAA que mostra como a Mercedes-Maybach irá se lançar na era da mobilidade elétrica". Assumimos que esta é a versão Maybach do SUV EQS, que foi recentemente antecipada no Strategy Day Mercedes.

A plataforma é a mesma que servirá ao EQE e EQS, a Arquitetura de Veículos Elétricos (EVA). O SUV EQS já foi visto em testes como um protótipo.

VW ID.5 GTX

A VW anunciou o ID.5 GTX para o Salão de Munique, e novamente apenas com o filme de camuflagem vermelho e amarelo, ou seja, na versão que conhecemos desde o final de abril. Mas na IAA, o público pode ver o carro ao vivo pela primeira vez.

O ID.5 GTX é a versão SUV-cupê do ID.4 GTX; uma das características principais é o spoiler na parte traseira. Ele é alimentado pelo mesmo sistema de tração integral de 220 kW do ID.4 GTX. O modelo não deve chegar ao mercado até 2022.

BMW iX3 2022

O mais novo BMW no evento será provavelmente o iX3 reestilizado. As novidades, no entanto, são discretas. O SUV de porte médio recebe uma frente um pouco mais refinada e tem telas maiores no interior.

Por fora, a grade rim duplo fica maior e os faróis mais estreitos; haverá também um painel frontal modificado. As lanternas também serão um pouco mais marcantes. A versão elétrica do X3 será caracterizada por detalhes azuis. Os preços sobem para 67.300 euros e as entregas começam no último trimestre.