Depois de divulgadas as primeiras informações a respeito da criação da submarca GTX, começam a surgir agora novos rumores sobre qual modelo será reponsável por inagurar a sigla. Como dito, trata-se de uma gama esportiva criada pela Volkswagen para reunir veículos elétricos com acerto voltado para performance, nos moldes de que já existe atualmente na linha GTI.

Segundo reportagem da revista britância Autocar, o primeiro veículo a adotar o nome GTX será a versão de produção do ID. Crozz Concept. O modelo terá duas variantes, começando com o ID.4, cuja apresentação oficial deverá acontecer nos próximos meses durante o Salão de Nova York. Posteriormente, haverá uma versão com ares de cupê, provavelmente batizada de ID.5, que também terá uma opção GTX.

Projeção: Volkswagen ID.4 Coupé (ID.5)

Detalhes sobre o ID.5 ainda são desconhecidos, mas flagras captados recentemente do irmão ID.4 rodando em testes permitiram a idealização das projeções acima, que representam tanto a versão tradicional quanto a própria variante GTX (de design mais agressivo e dinâmico). A preparação, vale lembrar, não será resumida a adereços estéticos ou de acabamento. Segundo a publicação, a letra X indica que as versões terão tração AWD - o que deve implicar na adoção de um motor elétrico extra, com consequente ganho em termos de desempenho. No entanto, ainda não é certo se a capacidade da bateria será ampliada.

Em versões não-esportivas, tanto ID.4 quanto ID.5 devem entregar cerca de 300 cv de potência. Estima-se 400 km de autonomia e capacidade de recarga rápida, atingindo 80% do total em apenas 30 minutos.

Ainda não há uma data definida para chegada ao mercado dos primeiros GTX, mas tudo indica que deverá acontecer no início de 2021. Vale lembrar que o ID.4 convencional será revelado em abril, mas só chegará ao mercado no final do ano.