Volkswagen: linha de carros elétricos no Brasil já está definida, diz CEO

Executivo da marca falou sobre os planos de eletrificação da frota no Brasil

Volkswagen ID Buzz Concept em Pebble Beach Volkswagen ID Buzz Concept em Pebble Beach

Em entrevista recente ao Motor1 Brasil, o presidente da Volkswagen Brasil e América do Sul, Pablo Di Si, falou, entre outros assuntos, sobre infraestrutura e os planos de eletrificação da frota para o nosso país e também afirmou que os carros elétricos que serão lançados por aqui já estão definidos pela marca. 

Depois de responder muitas perguntas, Di Si foi questionado sobre a possibilidade de termos aqui no Brasil a linha de carros elétricos ID. Em primeiro lugar, o executivo destacou o planejamento global da marca, com a previsão de um amplo portfólio com cerca de 80 modelos elétricos do Grupo Volkswagen entre 2026/2027, todos construídos sobre a plataforma MEB.

Em seguido ele disse: "A parte mais fácil do nosso trabalho é ir até o Salão de Frankfurt, que nós tivemos no ano passado e escolher seis ou sete desses carros (elétricos da linha ID.) e trazer para o Brasil. Essa é a parte mais fácil, pois são carros tecnológicos, com um desenho maravilhoso... E nós já fizemos esse trabalho, já temos o line-up escolhido para os próximos anos no Brasil e toda a região da América Latina".  

Infraestrutura

O executivo afirmou que o Grupo Volkswagen fez parcerias com empresas como a EDP energia, Siemens, ABB (Porsche e Audi) para instalar carregadores super rápidos em seis estados brasileiros desde o Espírito Santo até Santa Catarina a cada 100 ou 150 km em um período de três anos. 

Destacou que se se trata de um investimento próprio sem apoio governamental e acredita que muitas empresas irão seguir por esse caminho. No entanto, ele aposta que em determinado momento o governo também irá investir na ampliação  da malha de cobertura para finalmente chegar a uma infraestrutura ideal para o carro elétrico.

Ele ressalta que por mais que o carro elétrico se popularize com autonomia de 400, 500 e até 600 km, o Brasil é um país continental e precisa ter uma malha elétrica muito ampla, algo que ainda não é uma realidade. Nesse cenário, ele vê o carro híbrido como uma transição em um período de 2 a 4 anos até chegar ao carro elétrico. Por fim, destaca que a Volkswagen também possui carros híbridos e que irão atender a essa demanda aqui na América Latina.

Elétricos no Brasil

Ao comentar novamente sobre quais modelos viriam para o país, o Motor1 destacou que havia rumores de que os crossovers seriam mais adequados para o nosso mercado por conta da maior altura do solo (mais baixa nos carros elétricos). O executivo concordou e reforçou que pelas condições do pavimento: buracos, lombadas e obstáculos, esse tipo de veículo seria mais adequado. E completou: "esses carros crossovers tem muito mais paixão, muito mais fogo para o consumidor da América Latina"

Embora o executivo não tenha cravado de forma oficial os elétricos que virão ao país, considerando o que o Grupo Volkswagen já apresentou e seu plano estratégico para a região, apostamos que a marca deva lançar os modelos VW ID.4 e a versão de produção do ID. Buzz (Kombi elétrica), além dos já confirmados Audi e-tron Sportback e também o futuro Audi Q4 e-tron, nas variantes SUV e Sportback

Foco nos 100% elétricos

Ao ser questionado sobre a possibilidade de termos carros híbridos produzidos no Brasil (a exemplo de montadoras como a Toyota), o executivo falou que as regiões do globo tem estratégias próprias em termos de mix de veículos (a combustão, híbrido e elétrico). E completou que no caso específico da Volkswagen essa estratégia passa muitas vezes do modelo a combustão direto para o elétrico. Confirma que haverá alguns modelos híbridos para mercados como o Brasil, mas que isso será algo temporário, dando a entender que não justifica um investimento mais pesado nesse tipo de veículo.

Futuro elétrico

A partir de 2025/2026 todo o Grupo fará uma migração mais forte para o carro elétrico e citou a conversão das fábricas alemãs que pouco a pouco vão passando para a eletrificação da linha de produção. Ao fim, um leitor perguntou sobre a vinda do e-Golf ao Brasil, que teve resposta negativa, pois esse papel passará a ser do ID.3, que tem o mesmo porte que o Golf e já nasceu como carro elétrico. A tendência agora é que os carros a combustão "adaptados" para o motor elétrico sejam extintos rapidamente com a disseminação dos modelos feitos sobre a arquitetura elétrica MEB.