Hyundai: Ioniq vira divisão de carros elétricos e anuncia 3 lançamentos

Nomenclatura evolui de um modelo para uma marca de emissões zero.

Hyundai Ioniq se transforma em submarca de carros elétricos Hyundai Ioniq se transforma em submarca de carros elétricos

Até o momento, o nome Ioniq servia como identificação para o sedã que a Hyundai oferece tanto na variante híbrida (HEV ou PHEV) quanto na totalmente elétrica. Hoje, Ioniq se torna uma marca: uma sigla que vai identificar todos os carros elétricos da montadora coreana, que a partir de agora mostra que realmente quer entrar na briga dos carros elétricos. 

Ioniq, portanto, um acrônimo que vem da união das palavras "íon" (íon) e "único" (único), portanto, será usado para uma série de modelos futuros. Especificamente, a Hyundai já anunciou que os Ioniq 5, Ioniq 6 e Ioniq 7 chegarão ao mercado até 2023: os números pares serão usados ​​para identificar os carros, enquanto os números ímpares serão dedicados aos SUVs.

Todos os carros da marca Ioniq serão construídos na nova plataforma E-GMP (Electric Global Modular Platform) e estarão disponíveis apenas com propulsão eletrificada. 

O primeiro modelo da nova família a chegar ao mercado será o Ioniq 5, um SUV de médio que será apresentado no início do ano que vem. Do ponto de vista do estilo, o novo elétrico coreano será inspirado no Concept 45 que foi apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt 2019. 

Em seguida, a Hyundai apresentará o Ioniq 6, um sedã previsto para 2022 que terá como base o conceito Prophecy apresentado em março, e depois o Hyundai Ioniq 7, cuja estreia está marcada para 2024. Este último será vendido ao lado do Ioniq 5, efetivamente dobrando a oferta entre SUVs eletrificados.

Todos os Ioniqs do futuro, contando com uma plataforma projetada especificamente para carros a bateria, terão com uma ampla cabine e ótimo aproveitamento do espaço interno. Mas também representarão um salto em termos de tecnologia, levando ao lançamento de dispositivos de última geração.

Strategia 2025

O nascimento da marca Ioniq faz parte do plano industrial Strategia 2025 com o qual a Hyundai pretende se firmar como o terceiro maior produtor de veículos elétricos do mundo, conquistando uma participação de mercado de 10%.

Para a ocasião, a empresa coreana montou uma incrível instalação em Londres que transformou a famosa roda gigante London Eye em um enorme Q iluminado na cor azul.