Com lançamento confirmado inicialmente para o fim do ano, o segundo modelo da família Taycan, a perua elétrica Porsche Taycan Cross Turismo, teve a estreia adiada para o início de 2021. De acordo com Oliver Blume, CEO da Porsche, "a mudança não é uma desvantagem para nós; acabamos de otimizar o ciclo de lançamentos".

Tudo leva a crer que o bloqueio relacionado à pandemia e a crise econômica de proporções globais forçaram a marca alemã a fazer ajustes no seu cronograma. Ainda de acordo a empresa, a demanda pelo esportivo elétrico Porsche Taycan, que foi lançado recentemente no Brasil, ainda continua forte. 

Galeria: Porsche Taycan Cross Turismo - novo flagra

A linguagem de design do Porsche Taycan Cross Turismo é basicamente a mesma do Taycan, simples e ao mesmo tempo futurista. A frente da perua elétrica irá manter os faróis retangulares com orifícios de ventilação em ambos os lados. A unidade de testes flagrada estava equipada com rodas com baixa resistência ao vento e pinças de freio amarelas. 

Visto de lado a diferença para o Taycan regular fica bastante evidente. Comparado com o teto caído do Taycan, o estilo deste carro é remete um pouco ao Porsche Panamera, o que o torna mais prático e credenciado ao uso familiar. Apesar do disfarce das lanternas no carro flagrado, ainda é possível termos uma noção do design final. 

Em termos de potência, espera-se que o carro seja consistente com o Taycan. Tomando o 4S, Turbo e Turbo S como exemplos, a potência total do motor elétrico é 530 cv, 680 cv e 761 cv, respectivamente. Enquanto a autonomia varia de 309 a 327 km pelo padrão norte-americano EPA (mais rigoroso). 

Uma das poucas marcas com resultados financeiros positivos no primeiro semestre, a Porsche pretende que até 2025 os carros 100% elétricos representem 40% das vendas da marca, enquanto os híbridos fiquem com uma fatia de 10%. Além de ampliar a linha Taycan, a fabricante alemã também trabalha no Macan elétrico, que deve demorar um pouco mais para chegar ao mercado.