Após a homologação do kit Landi Renzo o crossover foi "apresentado" durante o evento EcoMobility Days na Itália

Populares em alguns países, os veículos movidos a gás metano não são uma unanimidade na Europa. A Itália é umas das exceções, onde o combustível é bastante disseminado e desta vez a novidade é o Toyota CH-R híbrido equipado com o bem conhecido dos brasileiros 'kit gás', que foi apresentado ao público local. O veículo foi exibido durante o EcoMobility Days e está equipado com o kit de conversão aprovado nos últimos meses pelo Ministério dos Transportes.

A solução, comercializada na rede de centros de serviço Landi Renzo, permite reduzir as emissões de CO2 do crossover japonês em 25% e ainda percorrer cerca de 300 km com metano sem utilizar gasolina.  

Galeria: Toyota C-HR recebe "kit gás" na Europa

Unidade de controle dedicada

O kit, criado por Landi Renzo em colaboração com a Snam4Mobility e Piccini Impianti, consiste em um redutor de pressão de dois estágios, um sistema de injeção dedicado ao metano, uma unidade de controle eletrônico dedicada posicionada dentro do compartimento do motor, de cilindros de armazenamento localizados dentro do porta-malas e um bocal de abastecimento localizado no lado direito do pára-choque traseiro. A cabine possui um botão para passar manualmente da gasolina para o gás metano.

  • redutor de pressão de  dois estágios
  • sistema de injeção dedicado a gás
  • unidade de controle eletrônico adicional 
  • cilindros de  armazenamento
  • bico para reabastecimento
  • botão para mudar a fonte de alimentação

Para todos os veículos

O kit de conversão de metano foi inicialmente instalado em um Toyota C-HR para avaliar a operação do sistema em campo. Mas pode ser facilmente montado em qualquer tipo de injeção híbrida, direta ou indireta.

Também pode ser adaptado para uso em veículos comerciais e também em ônibus e outros meios dedicados ao transporte público.

Galeria: Toyota C-HR EV