'Mapa das vendas' mostra os carros elétricos preferidos em cada país

Apesar da forte presença do Tesla Model 3, mapa mostra preferências diferentes em muitos países

mapa eletricos mapa eletricos

Em 2019, as vendas globais de veículos elétricos atingiram 2,1 milhões de unidades. E a expectativa é que esses números aumentem consideravelmente até o final de 2020. Poderia ter sido um ano mais forte até agora, mas a pandemia teve um impacto decisivo nas vendas. Felizmente, o ano não foi ruim para os elétricos, se comparados aos automóveis em geral.

O site Uswitch analisa vários dados para descobrir quais modelos 100% elétricos são mais populares em vários países ao redor do mundo. A Tesla liderou a lista em 21 dos 60 países analisados. O Tesla Model 3 tem o maior volume de vendas global e é o modelo mais comprado em um total de 19 países. Isso também torna os Estados Unidos líderes na indústria automotiva global como um todo.

O Uswitch destacou um punhado de outros carros totalmente elétricos que tiveram um bom desempenho em sua pesquisa, incluindo o Nissan Leaf, o Renault Zoe, o BAIC Série EC e o Volkswagen e-Golf. Com o Model 3 vendendo melhor em 19 países, o Leaf segue na liderança em 9 países. Tanto o Zoe quanto a EC-Series vendem melhor em 6 países, cada, com o e-Golf conquistando 3 países.

No entanto, considerando o lançamento de novos modelos bastante competitivos neste ano, podemos esperar por grandes mudanças no 'mapa das vendas' para os próximos meses. Veículos como o Audi e-tron, Volkswagen ID.3 e ID.4, entre outros, devem passar a dividir espaço com os modelos mais conhecidos que têm feito sucesso até o momento.

Vendas no Brasil

No Brasil, por exemplo, o Chevrolet Bolt fechou o semestre como o campeão de vendas, mas nos números mensais preliminares o recém-lançado SUV Audi e-tron tem mostrado força para se tornar o elétrico mais vendido no país. 

Como você pode ver no gráfico a seguir, existem alguns outros elétricos na lista também. No entanto, a tabela classifica os dados por marca, uma vez que algumas marcas vendem veículos elétricos diferentes dos mencionados acima.

A especialista em nova energia do Uswitch, Sarah Broomfield, disse:

"A pesquisa revela que o Tesla Model 3 domina o mercado em 19 países - isso pode ser devido ao fato de ser o Tesla mais acessível disponível no mercado, mas também vem com o sistema de piloto automático. Também é bom ver outros fabricantes, como a Renault e a Nissan, obterem sucesso no mercado de EV em muitos países."

Ela prossegue dizendo que talvez uma vez que as pessoas comecem a procurar carros mais eficientes em termos de energia, elas perceberão os benefícios de se tornarem elétricos. Isso poderia levar mais fabricantes de automóveis a acelerar o lançamentos de elétricos e, eventualmente, entrar no pouco explorado mercado africano. Broomfield nos lembra que os elétricos costumam ser muito mais baratos do que carros a gasolina. No entanto, ela diz para você fazer o dever de casa no que se refere aos custos de produção em sua região. 

Clique no link para o Uswitch onde tem um artigo com um mapa-múndi muito interessante, interativo e codificado por cores (mostrado no topo da página) que vale a pena conferir.