BMW iX, SUV elétrico que virá ao Brasil, aparece pela 1ª vez em testes

A BMW garante que o iX poderá encarar ambientes extremos de baixa temperatura

BMW iX em testes de inverno BMW iX em testes de inverno

Uma das vantagens em comprar um SUV em vez de um carro normal é a sensação de que você pode, se quiser, levá-lo a lugares remotos e extremos onde um carro mais baixo nunca iria. A maioria dos proprietários de SUVs nunca fará isso, mas os fabricantes ainda garantem que seus veículos sejam capazes, e o novo BMW iX não é exceção à regra.

O fabricante premium com sede em Munique divulgou recentemente uma galeria de fotos mostrando um iX camuflado em testes no gelado norte da Europa, principalmente na Noruega e na Finlândia, até a borda do Círculo Polar Ártico. Mas a quais testes específicos a BMW submeteu o iX?

Bem, como você pode imaginar, uma atenção especial foi dada a como a bateria reagiria a extremos de baixa temperatura por períodos prolongados. A BMW também analisou como o carro recarregava nessas condições, a fim de garantir que os futuros compradores não tivessem problemas - o iX será inegavelmente popular na Noruega, um país com invernos longos e rigorosos que simplesmente ama os carros elétricos. 

A BMW também testou o iX

'Os sistemas de controle de suspensão têm que provar sua funcionalidade e confiabilidade em estradas e condições climáticas particularmente exigentes. No processo, os engenheiros de teste avaliam acima de tudo a interação entre os sistemas de tração e suspensão em superfícies de estrada com baixo coeficiente de atrito. Pistas desprotegidas, estradas geladas e superfícies de gelo especialmente preparadas para test-drive na orla do Círculo Polar Ártico oferecem as condições ideais para coordenar com precisão a tecnologia de controle do motor, a tração nas quatro rodas elétrica e os sistemas de controle de suspensão até os limites da longitudinal e dinâmica lateral do veículo.'

Embora nem todo mundo goste do visual externo do iX, isso certamente não impedirá as pessoas de comprá-lo por outros atributos. Em primeiro lugar, é um SUV elétrico "puro", e essa fórmula não só atrai, mas também fornecerá mais de 600 km de autonomia WLTP com uma bateria de mais de 100 kWh, 500 cavalos de potência e um tempo de aceleração declarado de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.

O moderno SUV elétrico entrará em produção no final de 2021, por isso ainda falta cerca de um ano para que o modelo comece a ser vendido e as especificações oficiais finais ainda não foram divulgadas. Vale lembrar que o BMW iX já foi confirmado para o Brasil e, logo após a estreia na Europa, não deve demorar para chegar ao nosso mercado.