Maior mercado de carros elétricos do mundo, a China tem algumas peculiaridades bem interessantes. Desta vez, a novidade é o lançamento do elétrico BYD e3 em uma versão exclusiva equipada com câmbio manual e embreagem. 

Antes de tudo, vale informar que a carteira de motorista chinesa tem duas categorias principais: C1 e C2. A C2 permite que você conduza apenas veículos automáticos. Isso faz com que a maioria dos motoristas busque a habilitação C1, mais completa. Para ajudar esses cidadãos a se tornarem motoristas de uma forma 'limpa', a BYD desenvolveu uma versão do e3 elétrico com transmissão manual.

Galeria: BYD E3 - câmbio manual

O e3 EV com transmissão manual é equipado com uma embreagem de verdade, mas não uma transmissão manual no sentido estrito, de acordo com o relato do site chinês Sohu. Em vez disso, o carro conta com um mecanismo de troca de marchas que imita uma caixa de câmbio de 5 marchas.

Nossos colegas da edição norte-americana do InsideEVs entraram em contato com a BYD para descobrir mais sobre como funciona esse sistema. Se não se comporta como um carro com motor a combustão com câmbio manual, nos perguntamos se ele cumpre a tarefa de ensinar esses motoristas a não deixar o motor morrer e arrancar sem problemas, por exemplo. Também nos perguntamos o quão forte seria essa embreagem para lidar com o torque de um motor elétrico.

BYD E3 EV com uma transmissão manual

As outras mudanças foram a substituição do freio de mão eletrônico por um mecânico - acionado por uma alavanca, como nos carros convencionais - e a adição de um pedal de freio no lado do passageiro para o instrutor frear o carro se necessário. O instrutor também tem acesso a um interruptor auxiliar de buzina e espelhos retrovisores adicionais.

O e3 EV "com transmissão manual" vem com quatro modos de direção. A BYD também oferece o modelo com um esquema de três cores que é usado por veículos escolares na China: a pintura original nas colunas e no teto, marrom para o capô, tampa do porta-malas e parte superior das portas e amarelo para os pára-choques e parte inferior das portas.

Sendo tão específico, este EV e3 especial só pode ser comprado por autoescolas e instrutores, e custa RMB 131.800, o equivalente a R$ 107.300. O e3 EV já está equipado com as novas baterias Blade com capacidade de 38 kWh e autonomia de 350 km com uma carga.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram