A Mercedes-Benz Trucks revelou oficialmente a versão de produção de seu primeiro caminhão elétrico a bateria - o Mercedes-Benz eActros para distribuição pesada. O importante anúncio faz parte da ambiciosa estratégia de eletrificação da marca alemã que promete diversos lançamentos de veículos elétricos nos próximos anos. 

A versão conceito foi apresentada em 2016 e dois anos depois, em 2018, a empresa alemã iniciou os testes de protótipos. Os caminhões elétricos eActros entrarão em produção ao lado de caminhões com motorização convencional a combustão, na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha, no segundo semestre deste ano.

Galeria: Mercedes-Benz eActros (2021)

O eActros estará disponível nos modelos de dois eixos e três eixos e posteriormente terá uma versão urbana - Mercedes-Benz eEconic - em 2022. Em 2024, a empresa pretende lançar também um semi de longo alcance (500 km), o eActros LongHaul. Todos os veículos Mercedes-Benz Trucks serão alimentados por baterias CATL.

Durante os testes internos e testes com os clientes, a frota de teste de protótipos do Mercedes-Benz eActros percorreu mais de meio milhão de quilômetros. O caminhão elétrico da Mercedes estará disponível em duas versões de bateria, com três ou quatro baterias de 105 kWh, para um total de energia de 315 kWh ou 420 kWh.

Espera-se que a versão equipada com a bateria de topo permita até 400 km de autonomia, o que provavelmente significa que a versão de bateria menor deve ser suficiente para 300 km com uma carga.

Para o trem de força, a Mercedes-Benz Trucks selecionou um eixo eletrônico de 400 kW com dois motores elétricos, enquanto a potência de carregamento CC é de até 160 kW (pelo menos na versão com bateria de 420 kWh - 20-80% SOC em mais de 1 hora).

O Mercedes eActros está equipado com uma infinidade de recursos tecnológicos, entre eles a MirrorCam (de série), que substitui os retrovisores laterais por câmeras e monitores.

"Com o eActros, a Mercedes-Benz Trucks não está apenas atenta à segurança ativa, por exemplo na forma de sistemas instalados de série como MirrorCam, Sideguard Assist S1R ou a quinta geração do Active Brake Assist (ABA) com pedestres detecção, mas também sobre os desafios associados aos veículos elétricos e seus sistemas de alta tensão."

Inicialmente, o caminhão elétrico estará disponível na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia. Em um segundo momento a Mercedes irá expandir as vendas do veículo para outros mercados. 

Especificações do Mercedes-Benz eActros:

  • Duas opções de bateria / autonomia (3x ou 4x pacotes de 105 kWh, total):
    315 kWh
    420 kWh para até 400 km de alcance
  • peso total do veículo de até 40 t
  • potência do sistema de até 400 kW (pico) e 430 kW (contínuo)
    e-eixo com dois motores elétricos integrados, que são acoplados a uma transmissão de duas velocidades
  • carregamento rápido até 160 kW
    315 kWh: 20-80% em pouco mais de 1 h em condições ideais
    420 kWh: informação N / D

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Mercedes-Benz eActros