O Renault Clio E-Tech foi flagrado em testes recentemente no Brasil. A imagem cedida pelo nosso parceiro Falando de Carro é do modelo da atual geração que é vendido na Europa e está equipado com um trem de força híbrido (não recarregável) que se destaca pelo baixo consumo. 

O flagra do Renault Clio no país acontece poucos dias após a Renault ter anunciado seu novo plano estratégico para o país, focado em modelos mais equipados (e caros) e também na eletrificação, com a promessa de lançamento de carros híbridos, híbridos plug-in e 100% elétricos.

Renault Clio E-Tech híbrido (ES)
Renault Clio E-Tech

Até o momento, os únicos veículos eletrificados da Renault à venda no país são o Renault Zoe e o Kangoo 100% elétricos - a marca ainda não vende modelos híbridos por aqui. Durante o anúncio da nova diretriz, a marca francesa também confirmou a vinda do Renault Kwid 100% elétrico ao país em 2022. 

Mas voltando ao flagra, estamos falando do Renault Clio E-Tech europeu, equipado com um trem de força composto pelo motor 1.6 litro com 91 cv de potência associado a dois motores elétricos, com 49 e 20 cv, respectivamente - o primeiro impulsiona o carro e o segundo funciona como um gerador -, para uma potência combinada de 140 cv. 

flagra renault clio etech (1)

A bateria possui 1,2 kWh (0,85 kWh útil) e o modelo também possui um botão 'EV', que segundo a Renault proporciona uma pequena autonomia de 5 km com o motor elétrico (velocidade máxima de 75 km/h). Nesse modo, o motorista pode acompanhar o fluxo de energia por meio de indicadores no painel. 

Segundo nossos amigos do Motor1 Espanha, o Clio híbrido pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e se destaca pelo consumo médio de 4,0 litros / 100 km, ou 25 km/l, uma ótima marca, ainda mais considerando que estamos falando de um híbrido convencional e não um híbrido plug-in, este último com baterias maiores que permitem um maior alcance no modo elétrico e um consumo ainda melhor.  

Renault Captur E-Tech
Renault Captur E-Tech

De qualquer forma, ainda não há nenhum anúncio sobre a vinda do Renault Clio híbrido ao país, o que pode (ou não) ocorrer mais adiante. No caso deste flagra, o mais provável é que a Renault esteja testando o trem de força híbrido para avaliar sua aplicação aqui no Brasil.

Na Europa, o Renault Captur pode ser equipado com este mesmo sistema híbrido E-Tech ou ainda o E-Tech híbrido plug-in, que garante autonomia de até 65 km no modo elétrico e promete consumo de 66,7 km/l com as baterias totalmente carregadas.