A iniciativa da Volkswagen para eletrificar totalmente a ilha grega de Astypalea pouco a pouco vai tomando forma. A marca alemã anunciou nesta semana a entrega dos primeiros veículos elétricos aos clientes particulares na ilha.

Segundo o comunicado, o veículos elétricos incluem unidades do ID.3 Pure, ID.4 e o e-up! bem como a scooter elétrica Seat MÓ eScooter 125. Como resultado, a frota eletrificado em Astypalea está crescendo rapidamente, considerando que as autoridades locais já usam veículos elétricos desde o ano passado.

Galeria: VW ID.4 - carro de polícia em Astypalea

O projeto "Smart & Sustainable Island" é uma iniciativa conjunta do Grupo Volkswagen e da República Helênica. Nos próximos anos, Astypalea será convertida em uma ilha onde a mobilidade será inteligente e sustentável, e o sistema de energia será completamente renovado.
 
Thanos Papagiannis, o primeiro cliente a receber um ID.3 em Astypalea, é um firme defensor da mobilidade elétrica. Seu novo veículo elétrico substitui um Volkswagen Golf 3:

"A mobilidade elétrica é uma combinação perfeita para Astypalea. As distâncias aqui são curtas, o consumo de energia é baixo, e a rede de carregamento agora está muito bem desenvolvida. Espero que a Astypalea inspire outras regiões a aumentar seus esforços para a proteção climática adotando soluções de mobilidade eletrônica."

Na prática, a Volkswagen em parceria com outras entidades, pretendem usar a ilha como um laboratório de adoção em massa de veículos elétricos e de uma economia totalmente eletrificada.

Maik Stephan, Chefe de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Volkswagen e Gerente de Projetos, enfatiza: "A Astypalea é um laboratório para a mobilidade do futuro. A ilha está experimentando a mesma mudança que qualquer outra região da Europa, apenas em um tempo muito menor. Com os primeiros clientes privados dirigindo elétricos agora, a palavra rapidamente se espalhará pelo quão fascinante é a mobilidade elétrica."

Além dos veículos elétricos e da infraestrutura de carregamento, o compromisso ambiental inclui outras iniciativas, como um esquema de reciclagem com o objetivo de libertar a ilha de veículos de sucata. A campanha de reciclagem visa eliminar o impacto ambiental associado e, ao mesmo tempo, tornar a ilha ainda mais bonita. Os veículos são primeiro coletados por voluntários, depois trazidos de navio para Atenas e finalmente reciclados profissionalmente lá.

O próximo marco do projeto "Smart & Sustainable Island" virá em breve: em meados do ano, a Volkswagen lançará serviços inovadores de mobilidade totalmente elétrica em conjunto com empresas locais. O compartilhamento de passeios e o compartilhamento de veículos são projetados para melhorar a mobilidade, ao mesmo tempo em que ajudam a reduzir o número total de veículos na ilha.

Fonte: Volkswagen