A Caoa Chery anunciou em comunicado oficial nesta quinta-feira (5) um reposicionamento da marca no Brasil. O novo plano estratégico inclui a modernização da fábrica de Jacareí (SP) e uma ampla renovação da linha assumindo o compromisso de eletrificação.  

Seguindo as diretrizes globais da Chery, a operação brasileira conduzida pela Caoa Chery passará por uma profunda transformação. O principal compromisso, como dissemos, será eletrificar todos os modelos da linha vendidos no país até o final de 2023.

Galeria: Chery Arrizo 5e

Essa mudança afeta principalmente a fábrica de Jacareí (SP). A unidade inaugurada em 2015 terá as atividades suspensas com o objetivo ajustar os processos produtivos da planta para a produção de carros híbridos e elétricos, visando a modernização e atualização das linhas de produção. O comunicado da marca diz o seguinte: 

"Para que as mudanças ocorram de forma efetiva, a CAOA CHERY informa a parada temporária da unidade fabril de Jacareí (SP). A suspensão das atividades tem como objetivo ajustar os processos produtivos da planta para novos modelos com tecnologias híbridas e elétricas, visando a modernização e atualização das linhas de produção."

Galeria: Chery eQ1 - China

A adaptação da unidade de Jacareí terá como parâmetro os processos produtivos já adotados na fábrica da CAOA Montadora, localizada em Anápolis (GO), respeitando as diretrizes do programa RenovaBio. Essa pausa na fábrica paulista será compensada por um aumento da produção em Anápolis (GO), sem afetar, dessa forma, a meta de vender 60.000 unidades no país em 2022.

No comunicado, a emprese se compromete a manter de forma integral a assistência técnica, garantias, peças e serviços em suas mais de 140 concessionárias. Além disso, informa que está em negociação com os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região para a definição de um pacote de indenização suplementar aos trabalhadores.

Falando da linha de carros elétricos e híbridos, ainda não há uma palavra oficial. Atualmente, a Caoa Chery vende o sedã elétrico Arrizo 5e no país, mas apenas para frotas. O Chery eQ1, um subcompacto com proposta urbana que já está sendo testado no país pode ser o próximo carro elétrico da marca a desembarcar.