Há carros-conceito que indiscutivelmente merecem uma versão de produção. Esse é o caso da Toyota EPU Concept, prévia de picape elétrica com porte similar a uma Ford Maverick que foi apresentada ao público no Japan Mobility Show. 

Por sua vez, a Toyota não diz se o EPU Concept está ou não em produção: "Esses dois veículos, por favor, considerem por que estão no mesmo palco", disse o engenheiro-chefe Tsukasa Takahashi, também se referindo ao conceito elétrico Land Cruiser, situado nas proximidades. Mas um desses veículos parece muito mais próximo da produção do que o outro, e tenho que me perguntar o que isso diz sobre os planos futuros.

Toyota EPU Concept - Salão de Tóquio (ao vivo)

Não tenho que me perguntar se o EPU Concept seria um sucesso ou não. Dimensionado quase de forma idêntica a uma Ford Maverick, mas alimentado por baterias, ele atenderia às necessidades de muitos compradores que não precisam necessariamente de um caminhonete enorme e cara, mas ocasionalmente gostam de rebocar e transportar algumas coisas.

"Não é para competir com Tacoma", disse Kevin Hunter, presidente do estúdio de design norte-americano da Toyota Motor Corporation, Calty Design Research, que produziu o EPU Concept. "Esse é apenas um cliente diferente. Eles estão fazendo atividades extremas ao ar livre, off-road. Então, isso é projetado para usuários mais casuais."

Toyota EPU Concept

Ele disse que o EPU Concept foi projetado para pessoas que amam hobbies ao ar livre, mas podem morar em uma cidade ou ter uma casa pequena onde uma picape grande não é a melhor opção. E a plataforma elétrica traz algumas vantagens distintas aqui, incluindo tanto espaço na cabine quanto um Tacoma.

De fato, maximizar o volume interno foi um dos principais temas da maioria das estreias da Toyota e Lexus EV no Japan Mobility Show deste ano. Ao mesmo tempo, e ao contrário da maioria das picapes, o EPU Concept tem um nariz relativamente curto e inclinado que deve facilitar a manobra e o estacionamento.

"Tem capacidade suficiente", disse Hunter. "Não queríamos que fosse um brinquedo."

Toyota EPU Concept

Grande parte dessa capacidade vem da caçamba, que tem um sistema de passagem de truques como os antigos Chevrolet Avalanche e Subaru XT. Takahashi mostrou como funciona: você dobra os bancos traseiros e, em seguida, uma porta se abre para permitir o acesso à caçamba, perfeito para transportar objetos 4x4 ou longos. Uma funcionalidade sempre subestimada em picapes.

Hunter acrescentou que o EPU Concept normalmente tem uma caçamba de 1,35 metro, mas isso se transforma em uma base de 1,80 metro com a porta central abaixada – e até se torna uma caçamba de 2,40 metros com a porta traseira dobrada.

Galeria: Toyota EPU Concept - Salão de Tóquio (ao vivo)

Além disso, o EPU Concept usa um chassi monocoque, não um carroceria sobre chassi como a maioria das picapes. Isso novamente o coloca em linha com o Maverick, Hyundai Santa Cruz e ainda maior Honda Ridgeline.

Será que a Toyota realmente irá produzir o EPU Concept como parte de seu recém-descoberto impulso de veículos elétricos? Isso parece depender, disseram representantes da empresa, de como será a reação ao conceito. Outros estudos da Toyota e da Lexus foram cancelados para produção; este, nem tanto. Mas há claramente espaço no mercado para uma picape elétrica menor, e que seja mais acessível – É difícil ver isso não sendo um sucesso para a Toyota.

"Há muitas pessoas por aí que querem abraçar um futuro mais sustentável e isso se encaixa com seus valores", disse Hunter. "E você não precisa sacrificar nada. Tem uma grande capacidade. É uma caminhonete ativa. Quero dizer, todos as nossas picapes e SUVs são projetados para um estilo de vida ativo." Isso, segundo ele, não seria diferente.

Fotos: Fábio Trindade, Motor1 Brasil