O Grupo Volkswagen experimenta demanda e vendas de carros elétricos abaixo do esperado, mas pretende manter seus preços para priorizar as margens e a lucratividade.

No relatório financeiro dos primeiros nove meses de 2023, a empresa revelou que seu banco de pedidos na Europa Ocidental inclui 1,4 milhão de veículos, incluindo cerca de 150.000 totalmente elétricos. Esse é um dado muito interessante porque, há um ano, a empresa tinha cerca de 300.000 pedidos de carros totalmente elétricos em mãos. Isso representa uma queda considerável de 50%.

Galeria: Avaliação: Volkswagen ID.4 Pro (BR)

Arno Antlitz, CFO e COO do Grupo Volkswagen, observou que os pedidos aumentaram lentamente no terceiro trimestre, em comparação com o primeiro semestre do ano, e espera-se que essa tendência continue. Isso é positivo, mas só o tempo dirá se esse crescimento será forte o suficiente para permitir que a empresa expanda seu negócio de carros elétricos.

Lembremos que as vendas de BEVs do Grupo Volkswagen nos primeiros nove meses do ano totalizaram 531.500 (aumento de 45% em relação ao ano anterior), o que representa cerca de 7,9% do volume total. A Europa é responsável por 64% de todas as vendas de BEVs do Grupo Volkswagen (341.100), o que significa que qualquer problema na Europa terá um enorme impacto nos resultados gerais.

VW ID.3 Facelift (2024): O exterior

O Grupo Volkswagen estabeleceu uma meta de atingir de 8 a 10% de participação de BEVs em 2023 e, com 9,0% no terceiro trimestre, parece que a empresa está se aproximando gradualmente da meta.

Na Europa Ocidental, isso não deve ser difícil de alcançar. Até mesmo os números do banco de pedidos recentemente revelados revelam 150.000 BEVs de 1,4 milhão de veículos, o que significa que mais de um em cada 10 pedidos de veículos novos é totalmente elétrico.

Nos Estados Unidos, a participação do Volkswagen ID.4 no volume total da marca durante os primeiros nove meses do ano chegou a quase 12%.

Coisas interessantes estão acontecendo na China, onde a Volkswagen está perdendo participação de mercado. Arno Antlitz espera que isso continue nos próximos um ou dois anos, até que os novos modelos, desenvolvidos em parceria com a XPeng, cheguem ao mercado.