Levantamento divulgado recentemente pela Adamas Intelligence - consultoria estratégica sobre metais e minerais - mostrou que o ano de 2023 foi de importantes recordes para a indústria de veículos elétricos em todo o mundo. No setor de baterias, especificamente, o ano representou crescimento de 40% e o registro de impressionantes 689,2 (GWh) distribuídos em todos os EVs vendidos no período.

O número é tão significativo que representa cerca de 37% de todos os GWh de energia distribuídos na última década. Na prática, o mercado global de baterias de carros elétricos somou mais GWh em 2023 do que de 2014 a 2021 combinados. O avanço acompanhou o próprio aumento das vendas de elétricos, que deram um salto de 35% e atingiram quase 13,7 milhões de unidades.

BATERIAS CHINA

Os números são resultado da contribuição de pelo menos 200 marcas diferentes. A diversificação é explicada pela variedade de empresas chinesas no setor e pela adoção da estratégia de criação de fabricantes secundárias. Com isso, grandes marcas conseguem alcançar todos os segmentos e grupos demográficos possíveis. Empresas como Geely, Chery, Dongfeng e BYD seguem esse caminho.

Do total de 200, apenas 16 tenham ultrapassaram a cifra dos 10 GWh e somente Tesla e BYD superaram os 100 GWh. A norte-americana distribuiu 132,1 GWh de baterias (aumento de 37% em relação a 2022), enquanto a BYD atingiu 101,6 GWh (alta de 51%).

Bateria BYD Blade

Lista: mercado de baterias por marcas:

  1. Tesla : 132,1 GWh (+37%)
  2. BYD : 101,6 GWh (+51%)
  3. GAC Aion: 31,1 GWh (+75%)
  4. Volkswagen : 30,3 GWh (+21%)
  5. BMW : 29,1 GWh (+76%)
  6. Mercedes-Benz : (+58%)
  7. Li Auto: (aumento de 189%)
  8. Hyundai : (+19%)
  9. Audi : (+49%)
  10. Volvo : (+39%)
  11. NIO : (+30%)
  12. Kia : (+16%)
  13. Ford : (+15%)
  14. Zeekr: (+63%)
  15. XPeng : (+28%)
  16. Toyota : 10,2 GWh (+104%)