Mercado global produziu mais baterias em 2023 do que entre 2014 e 2021
Cerca de 689,2 GWh foram distribuídos nos carros elétricos vendidos no mundo todo no ano passado
Levantamento divulgado recentemente pela Adamas Intelligence - consultoria estratégica sobre metais e minerais - mostrou que o ano de 2023 foi de importantes recordes para a indústria de veículos elétricos em todo o mundo. No setor de baterias, especificamente, o ano representou crescimento de 40% e o registro de impressionantes 689,2 (GWh) distribuídos em todos os EVs vendidos no período.
O número é tão significativo que representa cerca de 37% de todos os GWh de energia distribuídos na última década. Na prática, o mercado global de baterias de carros elétricos somou mais GWh em 2023 do que de 2014 a 2021 combinados. O avanço acompanhou o próprio aumento das vendas de elétricos, que deram um salto de 35% e atingiram quase 13,7 milhões de unidades.
Os números são resultado da contribuição de pelo menos 200 marcas diferentes. A diversificação é explicada pela variedade de empresas chinesas no setor e pela adoção da estratégia de criação de fabricantes secundárias. Com isso, grandes marcas conseguem alcançar todos os segmentos e grupos demográficos possíveis. Empresas como Geely, Chery, Dongfeng e BYD seguem esse caminho.
Do total de 200, apenas 16 tenham ultrapassaram a cifra dos 10 GWh e somente Tesla e BYD superaram os 100 GWh. A norte-americana distribuiu 132,1 GWh de baterias (aumento de 37% em relação a 2022), enquanto a BYD atingiu 101,6 GWh (alta de 51%).
Lista: mercado de baterias por marcas:
- Tesla : 132,1 GWh (+37%)
- BYD : 101,6 GWh (+51%)
- GAC Aion: 31,1 GWh (+75%)
- Volkswagen : 30,3 GWh (+21%)
- BMW : 29,1 GWh (+76%)
- Mercedes-Benz : (+58%)
- Li Auto: (aumento de 189%)
- Hyundai : (+19%)
- Audi : (+49%)
- Volvo : (+39%)
- NIO : (+30%)
- Kia : (+16%)
- Ford : (+15%)
- Zeekr: (+63%)
- XPeng : (+28%)
- Toyota : 10,2 GWh (+104%)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Caminhão elétrico da Renault tem 600 km de autonomia
Stellantis e CATL fecham parceria histórica para gigafábrica de baterias
Isenção de IPVA: Governo de São Paulo exclui carros e ônibus elétricos
BMW anuncia centro de reciclagem de baterias com método sustentável
Jaguar Typ 00 EV: Tudo que já sabemos sobre ele
BYD: nova bateria Blade chegará em 2025 com 15% de redução no custo