Tesla Model Q deve ser lançado em 2025 por menos de R$ 180 mil
Antes deixado de lado por Elon Musk, novo modelo de entrada da Tesla deve realmente sair do papel
Aparentemente, o tão aguardado modelo de entrada da Tesla por menos de US$ 30.000 (R$ 178 mil) deverá ser lançado no primeiro semestre de 2025. Pelo menos é o que ouviram os analistas do Deutsche Bank, que souberam da informação por Travis Axelrod, chefe de relações com investidores da montadora. Os analistas estão chamando o futuro carro de "Model Q", mas colocam esse nome entre aspas - portanto, não é necessariamente o nome final.
"Espera-se que o novo modelo da Tesla (ao qual nos referimos como "Model Q") seja lançado no primeiro semestre de 2015 e terá um preço de US$ 30 mil, incluindo subsídios (ou seja, US$ 37.499 se o crédito fiscal para veículos elétricos dos EUA for removido)." (Relatório do Deutsche Bank).
O novo modelo deve ser produzido nas linhas de produção já existentes da empresa, portanto, não há necessidade de construir novas linhas de montagem ou mesmo fábricas. De acordo com o relatório, um Model Y com distância entre eixos mais longa e três fileiras de assentos também está planejado para a China. A Tesla acredita que os números de vendas podem ser 20 a 30% maiores como resultado desses dois novos modelos.
No verão, foi dito que o carro de 25.000 dólares havia sido cancelado em favor do Cybercab
Elon Musk, o chefe da Tesla, anunciou várias vezes que teria versões mais baratas dos produtos existentes. Musk prometeu pela primeira vez um carro de US$ 25.000 (cerca de R$ 148 mil) no Battery Day, no final de 2020. Na época, falou-se em uma nova plataforma. Mais tarde, foi dito que o carro havia sido completamente cancelado em favor do Cybercab.
No entanto, a Tesla deixou em aberto a possibilidade de lançar um carro de entrada em uma plataforma existente, mas seus custos teriam que ser reduzidos para ter viabilidade. Nos EUA, se o carro realmente custar US$ 37.500 (R$ 223 mil) antes dos subsídios, ele se aproximaria de alguns SUVs elétricos de entrada, como o Hyundai Kona EV, a partir de US$ 32.875 (R$ 195.132) e o Chevrolet Equinox EV, na casa dos US$ 35.000 (R$ 208 mil).
Tesla Model 2 (também conhecido como Q) como uma renderização: um meio-termo reduzido entre o Model 3 e o Y?
Hoje, o modelo mais barato da marca nos EUA é o Tesla Model 3 Long Range RWD, com motor elétrico de 286 cavalos e bateria de 79.7 kWh e preço de US$ 37.490 antes dos impostos de incentivos federais, de US$ 7.500, o que leva o modelo para US$ 29.990.
Um modelo mais barato com bateria menor teria que custar menos que isso para ser viável. Mas isso ainda depende se o presidente eleito na eleição deste ano, Donald Trump, irá manter os incentivos fiscais para elétricos, posição que ele já se mostrou contrário durante sua campanha. Resta esperar para sabermos se o presidente cumprirá com sua promessa.
Fonte: InsideEVs.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Tesla Model Y reestilizado é revelado: veja fotos e detalhes
Brasil vende mais eletrificados plug-in que o resto da América Latina
Tesla Cybertruck: unidades estão encalhando até em lojas de usados
Geely E5: SUV elétrico é flagrado no Brasil e deve chegar em 2025
Tesla foi a montadora que mais teve carros envolvidos em recalls em 2024
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025