SUVs e crossovers frustram metas de emissões de CO2 na Europa em 2020
Será que os veículos híbridos e elétricos não estão fazendo a diferença?
- Europa tem visto um aumento nas emissões médias dos seus veículos
- SUVs e crossovers, mesmo eletrificados, são os principais responsáveis pelo mau desempenho
Na Europa, as montadoras precisam cumprir metas cada vez mais rigorosas de CO2 para toda a sua gama de veículos. Algumas marcas provavelmente nem queriam investir em veículos elétricos, mas agora estão sendo forçados a fazê-lo ao invés de se arriscar a sofrer as pesadas multas da União Europeia que podem chegar a bilhões de euros.
Embora a maioria dos fabricantes, com exceção da Fiat-Chrysler, esteja se esforçando para colocar o maior número de veículos elétricos e eletrificados em seus portfólios, parece que não está causando um impacto grande o suficiente para amenizar as emissões. A Reuters relata que, embora haja mais híbridos plug-in e elétricos do que nunca, as emissões médias do continente não estão diminuindo na velocidade necessária.
Galeria: Jeep Renegade e Compass PHEV - Salão de Genebra 2019
Na prática, elas não estão nem caindo, estão aumentando. A análise compara as emissões médias de todos os veículos novos vendidos em todos os países da UE, com exceção da Grã-Bretanha, Noruega e Islândia entre 2018 e 2019. A média para 2018 foi de 120,8 g/km de CO2 e em 2019 aparentemente subiu para 122,4 g/km de CO2.
Eles citam uma declaração feita pela Comissão Europeia que afirma:
"Os fabricantes terão que melhorar a eficiência de combustível de sua frota e acelerar a implantação de veículos de baixa e baixa emissão."
No entanto, mesmo assim, a fonte salienta que ainda estava abaixo dos 130 g/km de CO2 atualmente exigidos pela UE. Para 2020, porém, a meta será de apenas 95 g/km de CO2, um número que será muito mais difícil de alcançar - isso significa que eles teriam que conseguir uma redução de 22%.
A Reuters também tenta apresentar algumas explicações para isso. A lógica é que, embora as montadoras estejam fabricando carros mais limpos e econômicos, os compradores estão migrando para os utilitários esportivos, basicamente cancelando os benefícios de novos e melhores sistemas de transmissão e propulsão; Os SUVs e crossovers representaram 38% de todas as vendas de carros novos na Europa em 2019, um número que será ainda maior neste ano.
Fonte: Reuters
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 16:13 Chevrolet Equinox Plus estreia como o 1º híbrido plug-in da marca na China
- 14:03 Sandero elétrico chega em 2028 e pode decretar o fim do Dacia Spring
- 12:25 Peugeot E-208 PSE: versão esportiva do hatchback elétrico volta aos planos
- 11:24 BYD Dolphin Mini: novo recorde e mais de 3.000 unidades vendidas no Brasil
- 10:01 Ford indica possível retorno de Fiesta e Focus como carros elétricos
- 09:01 Todos os segredos da bateria Ultium (e como a GM irá melhorá-la)
- 08:01 73% dos norte-americanos teriam um carro chinês se fosse 20% mais barato
- 17:37 Garagem EV: Renault Kwid E-Tech é confiável no dia a dia e gasta pouco
Sobre este artigo
Categoria | |
Tags |