O evento de revelação da aguardada picape elétrica GMC Hummer EV da GM seria em maio. No entanto, como aconteceu com várias outras apresentações, foi adiada por muitos meses devido à pandemia. Quando finalmente aconteceu esta semana, não foi exatamente um evento, e não havia uma caminhonete elétrica de verdade.

Não havia transmissão ao vivo, nenhuma caminhonete elétrica no palco, nenhum executivo falando, nada. Em vez disso, a GM reproduziu o que parecia ser um desses vídeos criados por computação gráfica do Hummer elétrico enfrentando terrenos off-road difíceis. 

Galeria: GMC Hummer EV

Sim, era isso. Parece que a GM ainda não tem uma picape elétrica Hummer funcional. Tem um veículo, assim como a plataforma e as baterias, mas no que diz respeito ao veículo propriamente dito, não existe. Tenha em mente que a GM diz que esse veículo chegará ao mercado em apenas 1 ano. Enquanto isso, o engenheiro-chefe  Al Oppenheiser admitiu:

“Curiosamente, ainda não temos um veículo. Estamos construindo nosso primeiro veículo de teste enquanto conversamos; o veículo que você vê no vídeo é nosso veículo de exibição.”

Embora isso possa ser chocante para algumas pessoas, está se tornando cada vez mais comum na indústria. Startups e montadoras estão exibindo futuros veículos sem realmente ter um veículo desenvolvido. A GM está atualmente trabalhando em uma parceria para construir a picape elétrica Nikola Badger, que foi oficialmente revelada na forma de várias projeções. 

2022 GMC Hummer EV Interior

Dependendo de como você olha para as coisas, isso não é muito diferente dos dias dos carros-conceito em salões automotivos. Eles estavam lá para as pessoas babarem, mas não eram veículos que tinham funcionamento normal. No entanto, também podemos argumentar que isso é muito diferente, uma vez que as empresas estão promovendo especificações para esses carros, fazendo reservas e tratando-os como se fossem veículos de produção, embora não tenham um exemplar em mãos.

A favor da GM, ela tem em mãos a tecnologia e a arquitetura do sistema de propulsão e baterias configuradas. Então, é realmente apenas uma questão de montar uma carroceria de Hummer em cima desta base, certo? 

Não é tão simples assim, mas é por aí. Algumas pessoas ficarão realmente confusas ao saber que ainda não existe um GMC Hummer EV. No entanto, isso pinta uma imagem interessante do futuro. Se startups e montadoras puderem construir uma plataforma elétrica funcional e, em seguida, lançar vários veículos novos nessa plataforma em tempo recorde, será uma direção totalmente nova para o mundo automotivo.