Toyota BZ4X deve ser o nome do primeiro carro elétrico da nova geração da Toyota. Trata do primeiro veículo da linha BZ (Beyond Zero) divulgada em 12 de abril e que terá revelação oficial em 19 de abril, provavelmente no Salão de Xangai. 

Apostávamos que BZ faria parte do nome desses carros, e a revista francesa L'Argus confirmou isso ao revelar como se chamaria o primeiro veículo elétrico desse nova família: BZ4X.

BZ obviamente se refere a (Beyond Zero). Já a letra X está relacionada ao fato do modelo ser um SUV e o 4 está relacionado ao tamanho do veículo. A L'Argus afirma que ele será equivalente ao RAV4. Esses nomes seriam marcas registradas, mas a publicação francesa não apresentou os documentos de registro que se referem a esses nomes.

Galeria: Toyota - SUVs elétricos (patentes)

Se você verificar a lista de nomes e os seis veículos elétricos que a Toyota antecipou, verá que há mais um nome. Considerando que o BZ1 deve ser um veículo bem pequeno, apostamos que este é o nome que não está representado pelos conceitos.

Toyota - crossover médio elétrico - registro - lateral
O teaser do primeiro SUV elétrico Toyota

Em relação aos nomes BZ2, BZ3, BZ4 e BZ5, apostamos que as vans seriam o BZ2 e o BZ3. O BZ4 deveria ser o veículo rosado, mais baixo, e o BZ5 seria o dourado na linha inferior de carros, à esquerda das supostas vans BZ2 e BZ3. Estamos corretos? Não temos ideia, mas parece ser um bom palpite. Fique à vontade para compartilhar nos comentários.

Esperava-se que esses seis veículos elétricos chegassem ao mercado com baterias de estado sólido com a Toyota estava confiante que esta nova tecnologia de bateria seria a única capaz de tornar os carros elétricos competitivos. 

Com o cerco se fechando em torno dos carros a gasolina, a Toyota provavelmente não teve escolha a não ser começar a vendê-los o mais rápido possível. Especialmente na China, onde o governo está pressionando fortemente pela adoção de carros elétricos devido ao tamanho de suas cidades - e questões relacionadas à poluição.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram