A Nissan anunciou que planeja lançar um miniveículo elétrico totalmente novo no Japão (também conhecido como kei car) no período do próximo ano fiscal (de 1º de abril de 2022 a 31 de março de 2023).

É um projeto conjunto com a Mitsubishi, parceira da aliança com a Nissan, por meio da joint venture NMKV Co., Ltd. 50/50. Isso significa que provavelmente veremos miniveículos elétricos semelhantes oferecidos por ambas as marcas no país asiático. 

Galeria: Nissan IMk Concept

No entanto, parece que o cronograma da Nissan está um pouco fora do prazo, lembrando que o lançamento do Nissan Ariya, que seria lançado antes desse miniveículo, sofreu atrasos em sua estreia. 

Por enquanto não podemos opinar sobre o visual do próximo veículo, já que o fabricante não forneceu novas imagens. No entanto, podemos tirar algumas pistas do conceito Nissan IMk, apresentado em 2019.

De acordo com a Nissan, o novo miniveículo elétrico redefinirá o segmento e oferecerá características típicas dos carros elétricos como boa aceleração, além de direção suave e silenciosa.

"O miniveículo planejado tem como objetivo redefinir a categoria de carros populares no Japão, apresentando aceleração instantânea, direção suave e silêncio da cabine que são as principais características dos veículos elétricos (EVs). Ele também estará disponível com uma variedade de tecnologias avançadas, incluindo motorista tecnologias de assistência."

Ainda assim, alguns detalhes foram revelados. O carro elétrico terá uma bateria de 20 kWh, que deve ser suficiente para suprir as necessidades diárias no Japão. Além disso, a Nissan diz que haverá um recurso de exportação de energia (do veículo para a residência e tomadas elétricas).

Da mesma forma, de acordo com os relatórios anteriores, o miniveículo elétrico Nissan deve ter preços a partir de 2 milhões de ienes (mais de US$ 18.200), incluindo subsídios.

"Com uma capacidade nominal de bateria de 20 kWh, o miniveículo EV tem um driving range projetado para cobrir as necessidades diárias no Japão. Além de seus usos de mobilidade, o veículo pode fornecer eletricidade de sua bateria para uma casa e, em emergências, pode atuar como uma fonte de energia móvel."

Com 3.395 mm de comprimento, 1.475 mm de largura e 1.655 mm de altura, o miniveículo foi projetado para facilitar a direção e a condução em ambientes de tráfego geralmente apertados no Japão. Os preços de compra (preço listado menos subsídios) estão previstos para começar em aproximadamente 2 milhões de ienes."

Especificações do conceito Nissan IMk:

  • Capacidade nominal da bateria de 20 kWh
  • "alcance projetado para cobrir as necessidades diárias no Japão"
  • Comprimento 3.395 mm
  • Largura 1.475 mm
  • Altura 1.655 mm

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram