O Nissan Ariya, um dos veículos elétricos mais aguardados no mercado, acaba de ser lançado nos Estados Unidos. O SUV elétrico que já foi, inclusive, registrado no Brasil, chega ao país da América do Norte em quatro versões de acabamento.  

A marca japonesa iniciou as vendas do Nissan Ariya e divulgou as principais informações sobre versões e preços. A gama começa com a variante Venture+, que possui um único motor elétrico montado na dianteira, com 217 cavalos de potência, 30,5 kgfm alimentado por uma bateria de 87 kWh líquidos com autonomia de 482 km. 

Nissan Ariya (EUA)
Nissan Ariya (EUA)
Nissan Ariya (EUA)

A linha norte-americana do SUV elétrico conta ainda com as versões Envolve+, Premiere e Platinum e os preços variam de US$ 45.950 a US$ 58.950, ou R$ 253.100 a R$ 324.700 em uma conversão direta. 

Acima da versão de entrada, os modelos Envolve e Premiere contam com o mesmo trem de força com tração dianteira e bateria, apenas com autonomia um pouco reduzida, de 458 km com uma carga, segundo a Nissan. 

Nissan Ariya (EUA)

Para quem quiser a configuração de motor duplo e tração integral, a única opção fica por conta da versão de topo Platinum+ e-4ORCE, que tem 394 cavalos de potência e exatamente o dobro do torque das variantes de tração dianteira, 61,2 kgfm, bem como uma classificação de alcance mais baixa de até 426 km.

Falando do Brasil, o Nissan Ariya já aparecia no registro de patentes poucos dias após a estreia mundial, em julho do ano passado. Desde então, aumentou bastante a expectativa de que o primeiro SUV elétrico da marca japonesa viria ao país, o que acabou sendo confirmado na época pelo então presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva.

Nissan Ariya (EUA)

Durante entrevista ao Motor1, Marco Silva foi questionado se o novo Nissan Ariya teria chances de vir ao país. O executivo respondeu afirmativamente e disse que após o lançamento em mercados como o Japão, Estados Unidos, Europa e China, o modelo deveria desembarcar por aqui. Ele disse ainda que o projeto do veículo também foi aprovado para o Brasil - o registro de patentes no país corrobora isso. 

No entanto, o executivo ponderou que antes será feito um estudo de mercado para avaliar o público alvo dentro do universo de clientes de carros elétricos. Ele destacou a tecnologia embarcada e as possibilidade de configuração do trem de força elétrico e voltou a dizer que o modelo já estava programado para o nosso mercado, mas que terá uma parcela de vendas bem restrita, quase um carro de nicho. E completou: "se houver demanda, iremos trazer sim, mas hoje não é nossa prioridade (o lançamento no Brasil)."

Mas as coisas mudaram e nesse tempo Marco Silva foi sucedido por Airton Cousseau, ao mesmo tempo em que a marca reforçou sua aposta no Nissan Leaf, ampliando fortemente o número de concessionárias habilitadas a vender o veículo elétrico e chegando a todas as regiões do país. Desde então, não se falou mais no Nissan Ariya por aqui. 

Construído sobre a plataforma CMF-EV o Nissan Ariya tem um sistema de propulsão com duas opções: a primeira possui um motor elétrico na dianteira com potência de 160 kW (217 cv) e torque de 30,5 kgfm, enquanto a segunda conta com duas unidades elétricas para um total de 290 kW (394 cv) e 61,2 kgfm e tração integral e-4FORCE.