A BMW está se preparando para lançar a sua nova plataforma dedicada para carros elétricos, chamada Neue Klasse. E nesse processo, a marca bávara pretende dar um passo mais largo rumo à eletrificação, o que inclui a ampliação da capacidade com a produção de veículos elétricos em mais fábricas. 

Dentro desse processo, a nova fábrica da BMW no México pode ganhar um papel de destaque. Localizada em San Luis Potosí, a unidade mexicana é alvo de cada vez mais rumores sobre a produção de veículos elétricos para abastecer o mercado norte-americano. 

A marca alemã está apostando suas fichas na 'Neue Klasse' (Nova Classe), que é uma arquitetura dedicada a veículos elétricos e que dará origem a uma nova linha de veículos.

Essa plataforma terá um papel fundamental nos planos da BMW para aumentar de forma consistente suas vendas de carros elétricos em termos globais, incluindo o Brasil, onde a marca já aposta em portfólio eletrificado alinhado com o dos principais mercados.

A marca fala em 'salto quântico' em termos de tecnologia em relação à atual plataforma CLAR, que serve de base aos modelos iX3, i4, iX e i7, ao oferecer "mais desempenho, novas composições químicas e novos formatos para as células".

Produção BMW i4

Um dos destaques é a próxima geração do BMW Série 3, que eventualmente pode ser batizada de i3, uma vez que o carro elétrico pioneiro da marca que usava esse nome chegou ao mercado em 2013 e acaba de sair de linha. Dessa forma, o sedã seguiria o padrão adotado para o Série 4 e i4. 

Espera-se que este futuro Série 3 elétrico chegue ao mercado em 2025, e mais adiante está previsto um novo iX3, a próxima geração do SUV elétrico, desta vez construída na plataforma dedicada, com os esperados ganhos em eficiência, autonomia e tecnologia. 

Mas voltando para San Luis Potosí existem muitos rumores e vale destacar que a BMW ainda não confirmou nada de forma oficial. Aliás, a marca deixa bem claro que não antecipa informações sobre gerações futuras de modelos ou estratégia industrial. No entanto, a fábrica mexicana vem ganhando espaço dentro do grupo alemão desde que iniciou as atividades em 2019. 

E enquanto a produção de carros elétricos no México não se torna oficial, a BMW começará a montar seus modelos Neue Klasse na fábrica de Debrecen, na Hungria, a partir de 2025.

Fonte: HibridosyElectricos