O novo Chevrolet Bolt 2023 foi lançado de forma oficial no Brasil. Revelado no começo do ano passado, o carro elétrico finalmente já pode ser encomendo no país e terá as primeiras unidades entregues em setembro. Os preços ainda não foram divulgados.

O lançamento do Bolt atualizado no país teve idas e vindas. O carro elétrico teve a pré-venda anunciada no Brasil em agosto passado, mas o lançamento foi suspenso por conta do recall global de baterias e a consequente interrupção na produção, que durou até maio deste ano.

Atualizado, o carro elétrico ganhou um design que segue a identidade visual dos próximos carros elétricos da Chevrolet, como vimos no SUV derivado Bolt EUV, que também virá ao país nos próximos meses.

As luzes diurnas em LED ficaram mais estreitas e ainda funcionam como indicadores de direção, além de ficarem mais próximas do capô. Já os faróis normais ficam logo abaixo, também em LED. Abandona o velho estilo com “grade” dupla dos carros de sempre da Chevrolet, usando apenas uma imitação que vai até o para-choque.

O para-choque também foi redesenhado, agora com os elementos reflexivos em uma parte preta. Já a cabine teve mais novidades, recebendo um acabamento mais refinado e novas linhas. O volante é novo, assim como os comandos do ar-condicionado e a central multimídia com tela de 10,2". A alavanca da transmissão foi substituída por um seletor em forma de botão. 

Apesar das mudanças externas e internas, o conjunto elétrico permanece o mesmo: o eficiente motor elétrico de 200 cv (150 kW) de potência e 36,7 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 65 kWh que garante autonomia de até 416 km pelo ciclo EPA. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos e a velocidade máxima é de 148 km/h.

Novo Chevrolet Bolt 2023. Porta de recarga

Carregamento

A Chevrolet anuncia que está oferecendo um novo carregador doméstico de corrente alternada (AC), com novos recursos. O Home Charge Pulsar Plus permite a recarga com potências de 7,4 kW até 22 kW e gerenciamento por meio do aplicativo. 

Até 25 unidades do aparelho podem ser ligadas ao medidor do condômino para cobranças avulsas ou individualizadas e ele ainda pode ser configurado para utilizar apenas energia do sistema fotovoltaico, quando disponível.

Segundo informado pela marca, cada hora de recarga a 7 kWh adiciona 40 km de autonomia ao Bolt EV, que é a distância média percorrida diariamente pela maioria dos brasileiros. Ao utilizar uma estação de recarga rápida (DC), 40 minutos são suficientes para recarregar cerca de metade da bateria de 66 kWh.

Na lista de equipamentos, o novo Bolt 2023 conta com controle de cruzeiro adaptativo, banco do motorista com regulagem elétrica, sistema de telemática avançada OnStar, aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo à distância, além de nova geração do MyLink com Wi-Fi, Spotify e Alexa, entre outros itens. 

A Chevrolet informa que o primeiro lote do Novo Bolt EV 2023 estará disponível a partir de setembro nas 78 concessionárias da marca credenciadas em versão única e nas cores Vermelho Rubi, Branco Summit, Preto Ouro Nego e Cinza Urbano. Na pré-venda do ano passado o preço era de R$ 317.000, mas o valor atual ainda não foi divulgado pela marca. 

O lançamento do Bolt EV 2023 é o primeiro de vários lançamentos de veículos elétricos da marca no Brasil, que terá nos próximos meses o Bolt EUV 2023, a versão SUV do Bolt. Mais adiante, entre 2023 e 2024, estão confirmados os novíssimos Blazer EV e Equinox EV, ambos totalmente elétricos.