Refletindo o aumento do interesse por carros elétricos e híbridos no Brasil, a Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, registrou um forte crescimento na busca por veículos eletrificados na plataforma em 2022.

Segundo relatado, no primeiro semestre deste ano, por exemplo, houve crescimento de 23% nas buscas por carros elétricos e 12% por modelos híbridos na comparação com os últimos seis meses de 2021.

Além do aumento nas pesquisas, o portal também leva em conta o número de leads - que representam a oportunidade real de compra - enviados para lojistas e concessionárias parceiros, onde a intenção de compra cresceu 127% para veículos híbridos e 36% para elétricos.

Esse crescimento no interesse das pessoas pelos veículos eletrificados está em linha com o aumento da frota circulante no Brasil desse tipo de veículo. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mês de julho superou a marca histórica de 100 mil veículos eletrificados (elétricos + híbridos) em circulação em todo o território nacional.

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2022 (Teste)

Em termos de anúncios, ao longo de 2022, a companhia viu crescer em 154,5% a quantidade de modelos elétricos anunciados e em 75,8% o número de híbridos. 

“O mercado automotivo, em geral, está caminhando para a eletrificação dos seus modelos e isso têm se refletido no interesse também dos consumidores”, avalia Cris Rother, CMO da Webmotors.

Questões como sustentabilidade e economia de abastecimento também têm atraído compradores “Em São Paulo, por exemplo, este tipo de veículo está isento do rodízio, justamente por não emitir poluentes. Além disso, os preços dos modelos com propulsão elétrica ou híbrida têm ficado cada vez mais acessíveis. Caso do Corolla, que é o líder do segmento de sedãs médios no país ”, acrescenta Rother.

E falando especificamente dos modelos mais procurados, no topo da lista temos os híbridos Toyota Corolla e o Corolla Cross, respectivamente, ocupando o primeiro e segundo lugares nas buscas da plataforma. 

No caso de carros elétricos, o destaque é para a Volvo, com o Volvo XC40 ocupando o topo do ranking de buscas, seguido pelo Tesla Model S, um modelo que é vendido no país apenas por importação independente.