Modelos de entrada da Chevrolet no segmento global de veículos elétricos, as linhas Bolt EV e Bolt EUV parecem estar literalmente com os dias contados no mercado. De acordo com reportagem da agência Automotive News, a dupla sairá de linha no final do ano e, de imediato, não terá sucessão direta. A própria CEO da General Motors, Mary Barra, confirmou a informação em evento recente.

A fábrica responsável pela produção dos modelos em Orion Township, no estado norte-americano do Michigan, será atualizada para produzir modelos da plataforma Ultium. Ao todo, cerca de US$ 4 bilhões serão investidos na planta. Com a modernização e a saída do Bolt EV e do Bolt EUV, a unidade passará a montar a partir de 2024 as picapes Silverado EV e o GMC Sierra EV, ambas puramente elétricas.

O Bolt EV foi lançado nos Estados Unidos em 2016 e, desde então, emplacou localmente mais de 161.000 unidades. Graças ao crédito fiscal federal de US$ 7.500, está entre os elétricos mais acessíveis do país. O preço inicial é de US$ 26.500, que cai para US$ 19.995 (R$ 101.000) com os benéficos (os US$ 995 são do frete). Por sua vez, o Bolt EUV começa em US$ 27.800 e cai na prática para US$ 21.955 (R$ 111.100).

Com a saída de ambos do portfólio da Chevrolet no fim ano, os veículos elétricos mais acessíveis da marca passarão a ser o Equinox EV e o Blazer EV. Ambos chegarão ao mercado nos próximos meses e, embora mais caros (os valores iniciais serão de US$ 30 mil), serão significativamente mais avançados que a linha Bolt em termos de espaço, autonomia, eficiência, potência e tecnologia.

Chevrolet Bolt EUV

No Brasil, o Bolt EV é vendido desde o ano passado com preço inicial de R$ 329.000. Adota motor de 204 cv (149 kW) e 35,7 kgfm de torque, abastecido por conjunto de baterias de íon-lítio de 65 kWh. A autonomia declarada é de 390 km.

Já o Bolt EUV, com o mesmo conjunto mecânico, está com lançamento nacional programado para os próximos dias. Curioso notar que, meses após a estreia por aqui, o modelo sairá de linha definitivamente nos Estados Unidos.

Isso mostra o tamanho do investimento que a GM está fazendo em sua nova geração de carros elétricos baseados na plataforma Ultium, desenvolvida internamente, e o início de uma nova fase na transição energética, agora muito mais acelerada.

Vale reforçar que, tanto o Chevrolet Equinox EV, quanto o Blazer EV, serão lançados no Brasil logo em seguida à estreia norte-americana, como a própria GM do Brasil já ressaltou. Este último modelo, aliás, já está sendo testado no Centro de Provas da GM no interior de São Paulo.