A Tesla anunciou que já produziu 10 milhões de células 4680 em sua Gigafactory em Austin, Texas. O detalhe é que em fevereiro de 2022, a empresa anunciou que 1 milhão de células haviam saído das mesmas linhas. Então, grosso modo, a produção foi de 9 milhões dessas células em pouco menos de um 1 e meio.

É uma pena que o fabricante não tenha revelado mais dados sobre a produção. Teria sido interessante conhecer as taxas de produção atuais, pois elas certamente têm aumentado ao longo do tempo.

As estações de produção de células 4680 na Gigafábrica da Tesla no Texas

Produção em alta

A Tesla declarou recentemente que a produção de células 4680 enfrenta alguns gargalos, mas que os métodos de produção estão sendo constantemente refinados justamente para tornar as operações mais suaves e aumentar o ritmo.

Agora, 10 milhões de células 4680, por mais que esse número possa parecer grande, não é muito. É um número suficiente para fabricar as baterias de 12.000 unidades do Model Y. O ritmo de produção na Gigafactory do Texas já está em 4.000 carros por semana. Portanto, fazendo as contas, os 9 milhões de células produzidas desde fevereiro passado seriam suficientes para carros produzidos em três semanas.

Tesla Giga Texas: produção de células de bateria do tipo 4680 (relatório Tesla Q4 2022)

Além de Austin

No entanto, esse ainda é um sinal positivo de como a empresa está progredindo na produção em massa de uma célula que, quando estiver totalmente operacional, reduzirá os custos da bateria em 50%.

Um verdadeiro projeto de estimação de Elon Musk e cia. desde pelo menos 2020 (quando foram anunciadas ao público pela primeira vez), as células 4680 são um elemento-chave nos planos de expansão da Tesla, que pretende vender 20 milhões de carros elétricos por ano até o final da década.

É por isso que, além do Texas, elas já estão sendo produzidas em plantas-piloto em Fremont e Nevada e, no futuro, não haverá Gigafactory sem um departamento dedicado para esse tipo de célula.

Entre os movimentos mais recentes da Tesla para aumentar a produção do 4680 estão os trabalhos de expansão em Nevada e, aparentemente, os planos para iniciá-los também na Califórnia. Essa Gigafactory deve adotar em breve os mesmos métodos já em uso no Texas.

Galeria: Bateria 4680 da Tesla