Geely prepara início da produção nacional para setembro no Brasil
EX5 EM-i deverá abrir a produção da marca no Paraná; EX2 nacional deve chegar até o fim do ano
A Geely tem previsão de iniciar sua produção nacional em setembro, quando deverá começar a montar o SUV híbrido plug-in EX5 EM-i no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), compartilhado com a Renault.
A informação foi divulgada pelo Valor Econômico em entrevista com Ariel Montenegro, CEO da Renault Geely Brasil, e representa um refinamento do cronograma da empresa, que até então informava apenas que a nacionalização teria início no segundo semestre deste ano.
O EX5 EM-i será o primeiro modelo da Geely produzido no Brasil, marcando uma nova etapa da operação da marca no país após a criação da Renault Geely Brasil. A produção local faz parte da estratégia conjunta das duas empresas para ampliar a presença da fabricante chinesa no mercado brasileiro e reduzir a dependência das importações em um momento de aumento gradual do imposto de importação sobre veículos eletrificados.
Durante o E-Days, realizado no mês passado no Rio de Janeiro, Montenegro já havia antecipado que a produção nacional começaria ainda em 2026. Em conversa com o InsideEVs Brasil e durante sua participação em um dos painéis do evento, o executivo afirmou que o EX5 EM-i seria o primeiro modelo nacional da Geely e confirmou que o EX2, elétrico compacto da marca, também já faz parte dos planos de produção local. Na ocasião, ele indicou que o modelo deverá entrar na linha de montagem até o fim deste ano.
Galeria: Geely EX5 EM-i (2026) - lançamento
As declarações reforçam que a operação brasileira está seguindo o cronograma apresentado desde a criação da joint venture entre Renault e Geely. A definição de setembro como mês previsto para o início da montagem representa, na prática, uma atualização mais precisa desse calendário.
A produção será realizada na fábrica da Renault em São José dos Pinhais, aproveitando a capacidade instalada do complexo paranaense. A parceria permite à Geely iniciar rapidamente a fabricação local sem a necessidade de construir uma nova unidade industrial, ao mesmo tempo em que amplia a utilização da estrutura já existente da montadora francesa.
Com a fabricação nacional, a Geely passa a integrar o grupo de montadoras chinesas que já produzem veículos no Brasil, ao lado da BYD, em Camaçari (BA), e da GWM, em Iracemápolis (SP). A estratégia também acompanha o movimento de outras fabricantes, como a Chevrolet, que iniciou a montagem em SKD dos modelos Spark EUV e Captiva EV no Ceará.
Além de reduzir a exposição ao aumento gradual das alíquotas de importação para veículos eletrificados, a produção local deverá ampliar a competitividade da marca, facilitar a introdução de novos modelos e conferir maior flexibilidade para atender à demanda do mercado brasileiro.
A chegada da produção nacional do EX5 EM-i deverá ser seguida, ainda em 2026, pelo início da fabricação do EX2, ampliando a estratégia de nacionalização da Geely e consolidando a parceria industrial com a Renault no Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely desafia BYD com carregador de 2.250 kW, mais potente do mundo
Audi A6 bateu recorde mundial do Guinness ao rodar 1.337 km sem recarregar
Na China, 9 dos 10 carros mais vendidos já são elétricos
Teste Chevrolet Captiva EV: 60 kWh, LFP e o papel do elétrico montado no Brasil
Volvo acelera renovação e prepara 12 carros novos até 2030
BYD ETT 44: cavalo mecânico com recarga em megawatt e autonomia de 600 km
Chevrolet Joy elétrico pode ter produção brasileira