BMW: 1 em cada 5 carros vendidos será 100% elétrico em 2023

Marca alemã promete acelerar a eletrificação da gama antes do prazo previsto

BMW CEO Oliver Zipse at the 2019 Frankfurt Motor Show BMW CEO Oliver Zipse at the 2019 Frankfurt Motor Show

Quando Oliver Zipse chegou ao comando da BMW há menos de dois anos, ele assumiu a liderança com uma tarefa muito específica: acelerar a transição energética. Hoje, o número um da Casa de Munique confirma os planos e conta como a empresa está focada no desenvolvimento de carros elétricos, concebidos como puros elétricos e híbridos plug-in.

"Estamos crescendo significativamente no campo dos carros movidos a bateria - disse o executivo ao jornal alemão Augsburger Allegemeine - e entre 2021 e 2023 produziremos 250.000 carros eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) a mais do que o esperado".

Entre carros e estações de carregamento

A meta da BMW, segundo declarações do próprio Zipse, é chegar a 2023 com carros "on tap" que representarão 20% de toda a produção. Um grande passo se você considerar que em 2020 a participação de emplacamentos desse tipo de carro era de 8%.

O chefão da marca bávara está convencido de que o objetivo é tangível, mas para facilitar a expansão dos carros elétricos ele pede - como muitos fabricantes - que seja dada atenção especial ao desenvolvimento da infraestrutura de carregamento, que ainda está por trás do desenvolvimento do segmento. (especialmente olhando para a onda de novos modelos elétricos chegando).

Os modelos esperados

Mas vamos olhar para o futuro, limitando-nos aos modelos puramente elétricos que a empresa pretende colocar no mercado nos próximos anos. Ao lado dos novos iX3 e iX e dos i3 e i8 que se preparam para sair de cena (o primeiro esperando por um substituto que poderia se chamar iX1, o outro talvez aposentado definitivamente), outros modelos de emissão zero serão lançados.

São os sedãs, com o Série 5 e o Série 7 em primeiro lugar, mas também o Série 3 e o i4 coupé, por exemplo. Sem esquecer a marca MINI, que por enquanto se concentra apenas no Cooper SE, mas que no futuro terá uma linha de elétricos muito mais articulada.