Supercarro da BYD pode se apoiar em 3 rodas e até pular - vídeo
A BYD divulgou novas informações sobre o futuro lançamento YangWang U9 e seu inteligente sistema de suspensão Disus
A BYD divulgou novas informações sobre seu próximo modelo de luxo/desempenho YangWang U9, e suas principais atrações parecem ser o impressionante trem de força de mais de 1.000 cavalos e seu inteligente sistema de suspensão Disus.
Como dá pra ver nos dois vídeos incorporados abaixo, a configuração de suspensão pode fazer o carro inteiro saltar alguns centímetros do chão e também permite que o supercarro elétrico possa ser conduzido com uma roda faltando, de forma semelhante ao que um Citröen DS da década de 1960 foi capaz de fazer com sua suspensão hidropneumática.
Apontada pela BYD como sendo "o sistema de controle de carroceria de veículos mais avançado da indústria em todo o mundo", a chamada configuração de suspensão Disus será dividida em várias categorias diferentes que entrarão no extenso portfólio da montadora chinesa, com o objetivo final de melhorar a experiência de condução.
Há o Disus-C, que ajusta o amortecimento controlando a válvula solenoide do amortecedor, o Disus-A, que emprega amortecedores a ar que podem ser ajustados em até 150 mm, e o Disus-P, que é "o primeiro sistema inteligente de controle hidráulico de carroceria do mundo" e pode controlar a entrada de óleo do amortecedor, a válvula de ajuste de amortecimento e a válvula de ajuste de rigidez. Além disso, tem um curso ajustável de até 200 mm e pode levantar todas as quatro rodas simultaneamente ou cada roda de forma independente.
Quanto aos vídeos acima com o supercarro YangWang U9 EV, eles estão mostrando o braço Disus-X, que adiciona a capacidade de dançar, pular e até mesmo dirigir sobre três rodas.
De acordo com a BYD, o sistema Disus passou por mais de 30 meses e 10 milhões de quilômetros de testes de resistência, com alguns modelos que já estão em produção com hardware compatível prontos para receber os novos recursos por meio de uma atualização de software over-the-air.
Galeria: BYD YangWang U9 - supercarro elétrico
Como relatado anteriormente, o YangWang U9 tem quatro motores elétricos que permitem um tempo de sprint de 0-100 km/h de menos de dois segundos, além de ostentar um alcance de condução de até 700 quilômetros, mérito da plataforma Yisigang EV da BYD.
Em janeiro, quando o U9 foi originalmente revelado, a montadora chinesa também antecipou um off-road totalmente elétrico chamado U8, que supostamente é capaz de rodar a até 120 km/h, mesmo que tenha um pneu furado.
Assumimos que a BYD tinha algum tipo de pneu run-flat em mente, mas agora, com seu novo sistema de suspensão Disus que é capaz de ficar sem uma roda conectada, está bastante claro o que a gigante automotivo chinês tinha reservado para seus clientes.
Fonte: BYD via CnEVPost
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 10:00 Stellantis confirma que RAM terá picape de trabalho movida a hidrogênio
- 09:00 Volvo EX30 enfrenta o Volvo C40 em um desafio de 600 km na estrada
- 08:00 Teste BMW iX1 xDrive30: Prontos para a troca?
- 13:00 Tesla: toalhas molhadas para acelerar o tempo de recarga dos carros
- 10:01 Lexus pode lançar sedã ES elétrico e dar origem a um Toyota Camry EV
- 09:01 "Vale do Silício chinês" já tem mais pontos de recarga que bombas de gasolina
- 08:01 Carros elétricos chineses: 5 marcas que conquistariam os EUA
- 17:04 BMW: 6 milhões de carros elétricos produzidos em fábrica chinesa
Sobre este artigo
Categoria |